Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014

Turismo Religioso, a riqueza do Brasil

Nos tempos atuais, o Turismo Religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, envolvendo toda sua economia, cultura, políticas sociais e ambientais de um destino turístico.

Publicado em 6 de de 2012, às 15h27min |

Ivanda Cristina Santos e Adalberto dos Santos

Nos tempos atuais, o Turismo Religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, envolvendo toda sua economia, cultura, políticas sociais e ambientais de um destino turístico.

O Turismo Religioso faz parte do turismo cultural onde o turista adquiri novos conhecimentos através de manifestações religiosas, arquitetura de igrejas e museus sacros. É um tipo de segmento turístico que envolve um grande movimento de pessoas, que se deslocam de seu local de origem motivados pela fé para outro destino permanecendo alguns dias gerando assim renda local, pois esses turistas religiosos, romeiros e peregrinos são consumidores de bens e serviços.

O Turismo Religioso é muito ampliado a diversas religiões, aonde o mais forte deste segmento prevalece o catolicismo. Existem outros atrativos que mobilizam milhares de pessoas através de outras religiões como, a festa de Iemanjá que acontece em diversas partes do Brasil atraindo milhares de turistas religiosos do mundo inteiro, visitas à terreiros de Candomblé, umbanda e cultos evangélicos.

No mundo existem lugares bem procurados pelos peregrinos famosos no mundo inteiro, o Vaticano onde se encontra a Basílica de São Pedro, Lourdes,o Santuário de Fátima localizado na cova de iria um dos mais importantes Santuários Marianos do mundo, Jerusalém onde aconteceu os momentos mais fortes da vida de Jesus Cristo e o Caminho de Santiago de Compostela, reconhecido pela UNESCO como o primeiro itinerário Cultural Europeu da Humanidade.

Além desses citados, existe a maior peregrinação do mundo o Hajj, um dos cinco pilares sagrados do Islam, a jornada começa em Mina a 5Km de Meca e repete os passos do profeta Mohamad. Os peregrinos há mais de 149 anos vestem túnicas brancas sem adereço, serve para mostrar que todos são iguais perante a Deus.

O Brasil conta com diversos eventos religiosos, procissões, encenações, devoções populares, festas de padroeiros, encontros religiosos, locais de grande valor espiritual, templos e igrejas tombados pelo patrimônio histórico cultural e cidades históricas, como Salvador/BA,Congonhas/MG,Mariana/MG e Ouro Preto que recebem milhares de turistas motivados pela fé.Fazendo um pais repleto de peregrinações, romarias e muitas visitas.

As cidades que recebem o Turista Religioso devem estar preparadas para recebê-los suprindo suas necessidades, oferecendo uma boa infraestrutura, como também adequações no âmbito das necessidades especiais, não desprezando a oferta de diversas opções culturais.

A busca pela fé faz do Brasil, um país rico no turismo Religioso, cresce a cada ano e os atrativos são muitos, entre eles: o Santuário de Aparecida, SP; o primeiro santo brasileiro Santo Antônio de Sant'Ana Galvão;Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a beata brasileira, nascida na Bahia a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres e tantos outros.

As cidades de Guaratinguetá/SP onde nasceuSanto Antônio de Sant'Ana Galvão e São Paulo/SP onde ele construiu o Mosteiro da Luz o número de fiéis é cada vez maior, em busca de maiores informações sobre a vida,obra e milagres do referido Santo.

No que concerne Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a sua região tem recebido um crescimento elevado devido este Turismo Religioso o qual faz da cidade de Nova Trento, SC, se desenvolver com mais rapidez neste segmento.

O nordeste do Brasil tem santuários, lugares onde o grande marco é a fé, igrejas, procissões, festas de padroeiras manifestações religiosas de romarias e peregrinações. Diante de várias pesquisas em busca do religioso nordestino, percebe-se como é valioso o turismo religioso nesta região.

No Rio Grande do Norte, na pequena cidade pacata de Santa Cruz, no alto com vista panorâmica, encontra-se um santuário com a maior imagem de Santa da América Latina Santa Rita de Cássia, possuindo 56 metros de altura com a base e 48 metros sem a base.Conta com restaurantes, livrarias,capela e muito entretimento.

A inauguração dessa grandiosa imagem de Santa Rita de Cássia aconteceu no dia 27 de setembro de 2010. Desde então que a cidade recebe inúmeros romeiros de todo o mundo o ano inteiro.

A romaria de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte/Ce é uma das mais fascinantes manifestações religiosas do nosso país que acontece no dia 02 de novembro. E durante o ano todo e visitado por curiosos e fies pagando uma promessa.

O Grande espetáculo artístico religiosos, caracterizado por uma encenação da Paixão de Cristo, acontece em Nova Jerusalém/PE, durante a páscoa na paixão de cristo. Vários romeiros e turistas assistem de perto com fortes emoções toda a via-crúcis.

No estado de Sergipe existem peregrinações conhecidas regionalmente com uma quantidade enorme de romeiros. No Município de Divina Pastora/se a peregrinação acontece no 3º domingo de outubro e foi criada por Dom Luciano Cabral Duarte em 17 de outubro de 1971. Atualmente atrai milhares de pessoas que saem em caravanas em todo o Estado ao santuário de Divina Pastora. Com relação às festas religiosas vale ressaltar a Festa de Bom Jesus dos Navegantes que abrange as cidades de Propriá, Neópolis, Gararu e Aracaju. E a Festa de senhor dos Passos em São Cristóvão, que atrai romeiros de todo Estado.

Cidades citadas Salvador/BA, Congonhas/MG, Mariana/MG e Ouro Preto; Aparecida, SP; Guaratinguetá/SP; Paulo/SP; Nova Trento, SC; Santa Cruz, RN; Juazeiro do Norte/Ce; Nova Jerusalém/PE; Divina Pastora/se; Propriá, Neópolis, Gararu e Aracaju,SE; Santuário do Divino Pai Eterno, Trindade, GO.

Gostou do conteúdo?

Clique nas estrelas e dê seu voto

Ver Todas
Copyright © Turismo Religioso - Todos os direitos reservados