Quinta-Feira, 17 de Abril de 2014

Com a Fé na Bagagem

Roteiro traz opções de destinos religiosos nacionais e internacionais.

Publicado em 30 de de 2010, às 13h11min |

  •  
  •            Fiéis e apreciadores de rotas espirituais fazem do turismo religioso um dos ramos em maior expansão no Brasil. Segundo a pesquisa de “Di­­mensionamento e Ca­­racte­­rização do Turismo Do­­més­tico”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econô­micas (FIPE) para o Ministério do Turismo, em 2007, anualmente são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Este número representa 3,6% de todas as viagens realizadas dentro do país, que são aproximadamente 225 milhões. Há ainda um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo, que mostra existir cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos.
              As cidades de maior destaque nesse perfil de turismo no país são Juazeiro do Norte, no Ceará, por ser a terra do Padre Cícero; Nova Trento em Santa Catarina, onde se encontra o Santuário de Madre Paulina; Belém do Pará, na festa do Círio de Nazaré e, a mais conhecida e visitada de todas: Aparecida do Norte (SP), onde está o Santuário da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Se durante o ano inteiro a cidade é roteiro de fiéis, imagine como fica o município no mês de outubro, quando se homenageia a santa no próximo dia 12. A cidade chega a receber uma quantidade cinco vezes maior que sua população (de 40 mil habitantes). São mais de 200 mil fiéis de todo o Brasil que viajam ao destino em busca da benção da Padroeira.
     
    Mapeamento
    O Ministério do Turismo está concluindo um mapeamento do Turismo Religioso no país. Segundo levantamentos preliminares, já foram identificados 96 produtos turísticos de Norte a Sul do Brasil. Cerca de 18, dos 65 destinos turísticos indutores, têm potencial para o segmento, de acordo com o MTur. Os eventos católicos chegam a 177 por ano. Dos 344 municípios que informaram possuir oferta de turismo religioso, metade possui calendário de eventos religiosos.
    Confira a seguir opções de roteiros ligados a religiões, pelo Brasil e mundo:
     
    Santuário Nacional de Aparecida – SP (foto acima)
    O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no município de Aparecida do Norte (SP), recebe anualmente cerca de 9 milhões de romeiros. Todos se dirigem para a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Basílica Nova. A gigantesca construção (iniciada em 1955), que hoje guarda a imagem de Nossa Senhora Aparecida, possui formato de uma cruz grega e tem capacidade para abrigar até 45 mil pessoas. A cidade oferece a seus visitantes toda a infraestrutura necessária para o turismo. São mais de 110 hotéis e quase 400 bares e restaurantes.
     
    Serviço:
    Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Avenida Júlio Prestes, s/n, (12) 3105-2826.
     
    Padre Cícero – CE (foto 1)
    Mais de 2 milhões de devotos de Padre Cícero são recebidos anualmente em Juazeiro do Norte (CE), município localizado a 600 km da capital, Fortaleza. O local recebe fiéis o ano todo, mas, principalmente, em 24 de março (data de nascimento de Padre Cícero), 20 de julho (falecimento de Padre Cícero) e 2 de novembro (Dia dos Finados). Os principais pontos de visitação são o Santuário do Coração de Jesus e a Colina do Horto, onde está a estátua do Padre Cícero, medindo 25 metros de altura.
     
    Serviço:
    Padre Cícero. Santuário do Coração de Jesus, Avenida Padre Cícero, 1.440, Juazeiro do Norte. Mais informações: (88) 3511.2518.
     
    Madre Paulina – SC (foto 2)
    Nova Trento (SC), a 294 km de Curitiba, passou a atrair maior número de visitantes após a canonização de Madre Paulina, em 2002. A cidade chega a receber 20 mil peregrinos por mês e o principal atrativo é o Santuário de Santa Paulina, que acabou de completar quatro anos. O local une religião e ecoturismo em uma área com trilhas, cascatas, lagoas e jardins. Além do cunho religioso, quem for ao município catarinense – de colonização italiana - pode aproveitar a gastronomia e as pousadas da região.
    Serviço:
    Santuário de Santa Paulina. Av. Madre Paulina, 3988, Nova Trento (SC). Mais informações: (48) 3267-3030.
     
    Caminho da Fé – SP e MG (veja infográfico)
    Versão brasileira do famoso caminho de Santiago de Compostela, o chamado Caminho da Fé é um roteiro de peregrinação que passa por 35 cidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais e Aparecida do Norte como destino final. O percurso mais longo, de São Carlos a Aparecida, tem 541 km e pode levar até 20 dias. Um dos trechos mais difíceis e que exige uma dose a mais de fé é o percurso íngreme no distrito de Luminosa (MG). Lá, é preciso encarar as subidas das montanhas de 1.100 metros, por 13 km. Para oficializar a peregrinação, antes de partir, os devotos podem comprar uma credencial (R$ 5) e carimbá-la em todas as cidades que passar. Os registros dão direito a um certificado de peregrino no fim do caminho. Para descansar e dormir, há pousadas durante o roteiro.
    Serviço:
    Caminho da Fé. Informações: (19) 3642-2751 ou www.caminhodafe.com.br.
     
    Lavagem do Bonfim- BA (foto 3)
    Um imenso cortejo de devotos percorre dez quilômetros em Salvador (BA), partindo do Largo da Conceição até o Largo do Bonfim, todos os anos em 15 de janeiro. Baianas vestidas a caráter trazem moringas e potes cheios de água perfumada para a lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. O ritual homenageia também Oxalá (Obatalá), que no candomblé é identificado como Senhor do Bonfim. Na festa, que é um dos maiores exemplos do sincretismo religioso na Bahia, os cantos misturam-se ao som dos trios elétricos.
    Serviço:
    Igreja do Bonfim. Largo do Bonfim, 236, Bonfim, Salvador (BA).
     
    Festa de Iemanjá – BA e RS (foto 4)
    Iemanjá, a rainha do mar é considerada uma divindade pela Umbanda. As festas mais famosas em comemoração ao dia do Orixá acontecem em Salvador e em Porto Alegre, anualmente, no dia 2 de fevereiro. Na capital baiana, a celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho. Lá, os religiosos depositam as mais variadas oferendas, que vão desde objetos ligados à vaidade de Iemanjá, como espelhos, bijuterias e perfumes, até comidas e outros agrados. Em terras gaúchas, onde Nossa Senhora de Navegantes (a mesma santa com denominação católica) é padroeira, a celebração é parecida só que as oferendas são feitas no Guaíba, durante procissão fluvial.
     
    Santuário do Rocio – PR (foto 5)
    O Santuário de Nossa Senhora do Rocio é um dos maiores atrativos turísticos de Paranaguá, a 90 km de Curitiba. A Festa do Rocio, em homenagem à padroeira do Paraná, ocorrerá, este ano, de 6 a 16 de novembro. Na programação, missas, romarias , novenas e shows musicais.
     
     
    Santuário de Nossa Senhora do Rocio (foto 6). Praça Thomaz Sheehan, 211, Rocio. (41) 3423-2020.
    No município de Brejo da Madre de Deus (PE), acontece a mais famosa encenação da Paixão de Cristo do país. A celebração ocorre na semana da Páscoa e tem como palco a cenográfica Nova Jerusalém, que conta com 550 atores e figurantes. Mais informações: http://www.novajerusalem.com.br/.
    A festa do Círio de Nazaré (foto 7), que ocorre no segundo domingo de outubro em Belém (PA), homenageia Nossa Senhora de Nazaré e reúne mais de um milhão e meio de pessoas. A corda do Círio, o simbólico elo entre os fiéis e a Santa, é a “atraca” mais disputada durante a caminhada pelo centro da cidade.
     
    Vaticano (foto 8)
    A sede da Igreja Católica é também o menor estado independente do mundo, com uma área de 430 mil metros quadrados. Os palácios papais, próximos à Basílica de São Pedro, abrigam o impressionante acervo dos Museus do Vaticano. Uma dica: a Capela Sistina fica a 20 ou 30 minutos a pé a partir da entrada que dá acesso aos museus, por isso o turista deve ir com tempo.
     
    Tibete (foto 9)
    Situada a 3.683 metros acima do nível do mar, Lhasa é a capital política e espiritual do Tibete, ocupada pela China desde 1959. As principais atrações deste destino, muito procurado pelos seguidores do budismo, são o Palácio de Potala (foto) e o Templo de Jokhang. Nesse último, está a estátua dourada de Sukiamuni, o pequeno Buda, trazida da China. É o mais antigo e venerado objeto religioso do país.
     
    Israel (foto 10)
    Dos três milhões de turistas que visitam Israel durante o ano, grande parte vai ao país por conta da religiosidade. A capital, Jerusalém, é parada obrigatória, mas há outros programas imperdíveis, como ir às margens do Mar Vermelho, pelo mesmo caminho utilizado por Moisés na fuga do Egito; caminhar até o cume do Monte Sinai ou visitar Belém, onde é possível conhecer o provável local do nascimento de Jesus.
     
    Santiago de Compostela (foto 11)
    Considerado um dos roteiros de turismo religioso mais famosos do mundo, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é destino de peregrinos há oito séculos. O trajeto possui mais de 1.800 construções de valor histórico e a caminhada representa, para muitos, um momento de importante reflexão e oração. O percurso leva à capital da Galícia, considerada patrimônio mundial, que tem como atração sua catedral em estilo românico (foto).
     
    Meca (foto 12)
    Fazer uma peregrinação à cidade sagrada de Meca, pelo menos uma vez na vida, é considerada obrigação de todo muçulmano. Neste mês, o tradicional feriado religioso Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadã (mês sagrado de jejum), levou milhares de fiéis ao destino no Oriente Médio. Dentro da cidade, o local para onde todos os peregrinos se dirigem é a Kaaba, construção sagrada em forma de cubo, situada na Grande Mesquita.
     
    Santuário de Lourdes (foto 13)
    Lourdes é o principal centro de peregrinação religiosa na França. A cidade, na região dos Pirineus, foi marcada pela aparição da Virgem Maria (séc. 19), na gruta de Massabielle. Além de Lourdes, há Paray-le-Monial, na Borgonha, onde uma religiosa (séc.17) teria visto o coração de Jesus, e a cidade de La Salette, nos Alpes Franceses, onde a Virgem Maria apareceu em 1846; e Ligieux, onde viveu e morreu Santa Teresinha.
     
    Santuário de Fátima (foto 14)
    Em Portugal, o Santuário de Fátima, erguido no local em que três crianças teriam visto Nossa Senhora (1917), recebe 5 milhões de turistas no ano, especialmente no dia 13 de maio. Na última aparição, outras 70 mil pessoas estiveram presentes. A Missa da Esperança, programada este ano para o dia 16 de novembro, movimenta o Santuário, atraindo muitos brasileiros.
  • Fonte: Gazeta do Povo 30/09/2010

    Gostou do conteúdo?

    Clique nas estrelas e dê seu voto

    Ver Todas
    Copyright © Turismo Religioso - Todos os direitos reservados